quinta-feira, 3 de março de 2011

Saiba o que é pubalgia e como tratar


Pubalgia significa dor na região do púbis, uma área localizada na bacia, onde se originam os músculos adutores. Também é conhecido como virilha ou região inguinal. É mais comum nos homens e principalmente nos adultos. E isso ocorre devido à maior atividade física dos indíviduos do sexo masculino, principalmente o futebol.
Deve-se ter cuidado para não confundir a pubalgia com a prostatite (inflamaçao da próstata) infecção urinária e principalmente hérnia inguinal. O exame clínico feito por um médico, associado a exames complementares como raixo-x da bacia, ultrassonografia ou até mesmo ressonância consegue definir a verdadeira origem da dor.

Os principais sintomas da pubalgia são: dor no púbis, principalmente ao levantar-se, tossir ou chutar, aumento da dor com a corrida e diminuição da abertura das pernas. Em nosso meio esportivo a principal causa de dor no púbis é o treinamento mal executado, principalmente pela falta de alongamento antes e após as atividades físicas, terreno de jogo duro, uso de chuteiras inadequadas e até o não uso das mesmas. O principal fator, entretanto, ainda é a falta de prevenção através de exercícios específicos e o fortalecimento muscular. Essa prevenção deve ser feita pelo médico e fisioterapeuta do clube no momento do exame inicial do atleta, descobrindo desequilíbrios musculares e ósseos que possam vir a desencadear a pubalgia.

Infelizmente, a diversidade de biotipo dos nossos atletas de futebol, associado às condições ruins dos nossos campos, principalmente no futebol amador faz com que os atletas que conseguem se profissionalizar  já cheguem nas equipes profissionais com a pubalgia instalada, crônica e de difícil tratamento. Além disso, existe um vício dos nosso atletas em não se submeterem ao tratamento de prevenção porque estão sem sintomas naquele momento, deixando de lado o maior aliado para evitar o surgimento da lesão no púbis, a fisioterapia preventiva.

O tratamento da pubalgia depende de alguns aspectos, mas o principal deles é o sintoma do atleta. Se ele encontra-se na fase aguda de dor intensa, o repouso associado ao uso de antiinflamatórios e fisioterapia é a melhor escolha. Com a melhora da dor inicia-se então o trabalho de reequilíbrio muscular, alongamento e retorno leve às atividades. O uso de infiltrações com corticóides só deve ser feito no atleta como exceção. Ou seja, se o mesmo encontra-se com dor intensa que não obteve melhora com fisioterapia e medicamento. Mesmo assim deve-se pesar muito os riscos e benefícios e sempre procurar evitá-la.

O tratamento cirúrgico é a última opção em casos de pubalgia e deve ser feito quando há uma calcificação importante ao redor do púbis, com dificuldade do atleta em caminhar e até mesmo abrir os membros inferiores e já tenha-se esgotado todos os recursos não cirúrgicos. A cirurgia não é garantia de cura total dos sintomas, mas quando empregada deve ser seguida depois de intensa atividade fisioterápica para prevenir o retorno dos sintomas.

Portanto, podemos concluir que a pubalgia é uma doença perfeitamente prevenível. Depende apenas da prática de medidas simples, baratas e que podem ser feitas dentro do próprio clube, através de uma boa avaliação inicial dos atletas e de programas específicos de prevenção. Para os atletas amadores, que não dispõem dessas facilidades, o conselho é sempre jogar com chuteiras, evitar campos muito duros ou esburacados, fazer alongamentos e fortalecimento muscular e repouso de atividades esportivas assim que os sintomas iniciarem.

Doutor Marcos Lopes
Ortopedista e vice-presidente médico do Esporte Clube Bahia

Um comentário:

  1. Ana Maria de Oliveira21 de abril de 2012 às 03:03

    Sou Mulher tenho 58 anos, a 6 meses começei a sentir dores na virilha direita que se estendia até a cocha.achando que fosse apendisé, fui ao medico ,que mandou fazer uma eco. Resultado uma ernia anguinal média, fui pro cirurgião marcada cirurgia 14/03 . passou uma semana e ador voltou deve ser reflexo, passou 20 dias e ador persistindo, volto no médico ele diz que deve ser nervo ciatico, vou p/ ortopedista, c/ muita dor sem poder caminhar um simples exame e o diaginostico PUBALGIA, fiz resonancia estou aguardando o resultado e tomando antinflamatório quase sem dor. Pergunta seria necessario a cirurgia da ernianginal.... Se fosse melhor avaliada ? como diz no inicio da reportagem que pode ser confundida .

    ResponderExcluir