quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Entrevista com Evaristo de Macedo sobre o título brasileiro de 1988

LEANDRO SILVA | Qual o segredo para grandes vitórias, a exemplo daquela contra o São Paulo, no Morumbi, e a goleada contra o Santos?
EVARISTO DE MACEDO | Acho que o nosso time tinha uma coisa muito importante, que era a confiança.Quando nós fomos jogar contra o São Paulo, uma grande equipe, não tínhamos que estar preocupados com o ambiente que envolvia o jogo. Porque, às vezes, nos deixamos levar... Nós enfrentamos essas boas equipes conscientes da nossa qualidade. Nós não fomos para jogar recuados. Jogamos de igual pra igual. Eles também tinham que se preocupar. Eles que se preocupassem com a gente. E se preocupavam. A verdade é essa.

LS | Aquelas declarações atribuídas ao senhor de que o time era fraco, eram só jogada?
EM | Deixa eu te explicar. A gente recebia críticas no início. Então, no deboche, a gente dava respostas como ‘Nosso time não joga nada, mesmo. Você tem razão’. Era uma resposta que não dizia a verdade, mas estava no mesmo nível do que era falado sobre nós. A gente, às vezes, faz umas concordâncias mais para contrariar o que foi dito do que para concordar. Confiei plenamente desde o início.

LS | Paulo Rodrigues gosta de dizer que alcançou um tempo em que o jogador quando dava um bico ficava com vergonha e que o time do Bahia era muito técnico. Era uma preocupação só dos jogadores?
EM | Era uma preocupação nossa. Nós escolhíamos jogadores técnicos. O único do time que era discutível era o Tarantini, que eu trouxe do interior. Acho que até por ser baiano. Ele nos ajudava muito ali atrás. Os outros jogadores eram tecnicamente muito bons. O Bobô, o Zé Carlos, o Paulo Rodrigues... A grande virtude do nosso time era saber partir pra cima desde o início, pegar o time adversário de surpresa.

LS | Falando nisso, até hoje muitos dizem que o Bahia foi campeão ‘apesar de Tarantini’. O que o senhor acha disso?
EM | É um preconceito porque na época o Bahia tinha um lateral chamado Zanata, só que ele não se enquadrava nos moldes da equipe. Nós tínhamos uma equipe de rapazes dedicados. E ele não era. Chegava atrasado, não tinha o mesmo comprometimento. Eu cheguei à conclusão de que era melhor afastá-lo. Eu achava ele muito bom,mas essa convivência dele com o grupo foi desgastando. E ficou na imagem da torcida aquele lateral que atacava, que subia. Mas, pra mim, o que interessava eram laterais mais defensivos. Precisávamos de um lateral que cobrisse melhor o lado dele e ajudasse os zagueiros. Até porque eu liberava os volantes. Ele era um bom jogador.
Um jogador forte, que conhecia bem a posição dele. E isso não era muito entendido. Porque a ação ofensiva do Zanata, Zé Carlos fazia muito bem.

Entrevista publicada originalmente no Jornal A Tarde
LEANDRO SILVA é jornalista esportivo e escritor, autor do livro A União de uma Nação, sobre o título brasileiro de 1988, conquistado pelo Bahia, e mantém o blog http://www.leandrosilva81.blogspot.com/

3 comentários:

  1. - Deus vai destruir a terra , Deus já está fazendo os espíritos de seu reino nascerem dentro das famílias , para enganarem as famílias e esperarem Deus que vem com toda sua raiva.
    - Amora Maria que é a reencarnação da mulher de Roxo já está na terra , ela é a percursora da noiva de Deus que ainda não nasceu , mas já está vindo e vai ser irmã de Amora Maria.
    - Amora Maria vai ser irmã mais velha da noiva de Deus.
    - Acontecimentos que vão acontecer antes da vinda de Deus
    - Acm neto vai ser presidente da Republica.
    - O avião com o time do Bahia vai cair matando a todos que estão dentro como aconteceu com o Alianza Lima do Peru.
    - O estado islâmico vai atacar o Brasil .
    - A microcéfalia foi o espirito de Amora Maria que trouxe para a Terra.

    ResponderExcluir
  2. Amora Maria a reencarnação da mulher de Roxo , que já nasceu em fevereiro de 2016 e carrega dentro dela o segundo píor espírito da face da terra vai ser irmã mais velha da Noiva de Deus , que ainda vai nascer e vai carregar com ela o pior espírito da face da terra , Quando a Noiva de Deus estiver na terra é que Deus virá para destruir a terra .

    ResponderExcluir
  3. O que Deus quer é que Amora Maria a reencarnação da mulher de Roxo seja irmã mais velha da Noiva de Deus que é a reencarnação da mulher hemorroíssa , para que quando isso acontecer ele venha para destruir esse mundo.
    Amora Maria já está entre nós desde fevereiro de 2016 e logo a Noiva de Deus chegará como sua irmã , preparem para a destruição desse mundo .

    ResponderExcluir