Há exatamente quatro anos, vem ocorrendo, no nosso Estado, uma competição de futebol sub-17 denominada Copa 2 de Julho. O nome foi escolhido para comemorar esta data diante da importância ímpar para o Brasil, com significado especial para a Bahia, tendo em vista que, nesta data, no ano de 1823, os baianos concluíram a expulsão das tropas portuguesas do Brasil. Infelizmente, os integrantes dos clubes visitantes, pouco sabem ou nada sabem da nossa data magna.
Ademais, o Nordeste sempre foi carente de competições de futebol de base, obrigando aos clubes da nossa região investirem, mesmo com grandes sacrifícios para participarem de competições de bom nível. Normalmente no Sudeste e Sul do País. Os nossos dois grandes clubes, Bahia e Vitória, sempre se fazem presentes nas boas competições fora do Estado e por diversas vezes participaram de competições fora do País, na Europa, Ásia e América do Norte.
Dessa maneira, como ocorre no futebol profissional, Bahia e Vitória, cada vez mais se distanciam dos demais clubes baianos também no trabalho de formação de atletas. Face a essa carência de competições de divisão de base, nasceu a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, que é a realização de um evento de nível nacional e internacional.
Esta Copa permite aos demais clubes baianos, considerados menores, ter a oportunidade de disputar uma competição de qualidade, enfrentando grandes clubes do Brasil e do exterior, proporcionando uma qualificação maior de trabalho. Todas os clubes profissionais da Bahia, tanto da 1ª como da 2ª divisão, que possuem trabalho dessa natureza, são convidados para esta competição, a exemplo do Fluminense de Feira, Astro, Feirense,Catuense, Atlético de Alagoinhas, Galícia, ABB, Salvador,. Atlântico, Ypiranga além, é claro, de Bahia e Vitória e as seleções dos municípios baianos parceiros no evento.
Esta competição vem crescendo a cada ano, nessas quatro edições participaram clubes como: Flamengo/RJ, Vasco/RJ, Botafogo/RJ, Fluminense/RJ, São Cristóvão/RJ, Palmeiras/SP, São Paulo/SP, Portuguesa dos Desportos/SP, Pão de açúcar/SP, Internacional/RS, Grêmio/RS, Figurense/SC, Cruzeiro/MG, Atlético/MG, Goiás, Náutico/PE, Fortaleza/CE, América/RN, Corinthians/AL, Confiança/SE, Alético/PR, Coritiba/PR, entre outros, além da Seleção Brasileira da categoria. Participaram, também, clubes do exterior como o América e o Santos do México, Academia Canadá, Oriente Petrolero da Bolívia, Maracaibo da Venezuela, AFC-Stamford da Inglaterra e San Juaquim da Colômbia.
Nas edições de 2007 e 2008, cujas finais foram realizadas na cidade de Porto Seguro, a campeã foi a equipe do Internacional de Porto Alegre, que venceu o Cruzeiro de Belo Horizonte e o Atlético do Paraná, respectivamente. Já nos anos de 2009 e 2010 a vencedora foi a Seleção Brasileira da categoria, vencendo a Portuguesa de Desportos em 2009 e o São Paulo em 2010. As finais foram disputadas em Camaçari.
Estamos quase prontos para a edição 2011. Já temos a esta altura a confirmação de grandes clubes como: Flamengo, Vasco, São Paulo, Portuguesa de Desportos, Internacional, Cruzeiro, Figuerense, Avaí, Chivas do México, e o The Village dos USA, entre outros. Muitas cidades do nosso estado participam de 2 de Julho, sediando os jogos como: Camaçari, Dias D’Ávila, Pojuca, Araçás, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Candeias, Cachoeira, Conceição da Feira, Feira de Santana e Terra Nova. A Copa 2 de Julho, veio para ficar, já é considerada a melhor da categoria Sub-17 do Brasil, integrando o calendário da federação Bahiana de Futebol que é a grande parceira do evento.
Sinval Vieira
é radialista e comentarista esportivo, advogado e ex-dirigente de futebol. Trabalha na Rádio Transamérica e na Sudesb.
Só temos a Parabenizar a todos que fazem SUDESB e ao Governo da Bahia, por valorizarem a base, com competições de nível nacional e internacional.
ResponderExcluirQuanto aos jovens que participam da competição sem saber o verdadeiro significado que a data representa, não podemos levar em conta, já que a Educação no Brasil é um caso de POLÍCIA, e lembrando que a maioria dos atletas vem da rede pública de ensino e aqueles que se sobressaem na educação, são verdadeiros heróis.
Pior é nosso estado que possue uma Federação Sergipana de Futebol INEXISTENTE.Realiza torneios de 2 ou 3 meses, onde alguns clubes passam até 3 semanas sem jogar, pensando que são verdadeiras competições. E ainda este presidente conta com o apoio dos clubes, também não é de se Admirar, pois num futebol analfabeto como o nosso, onde nem possuímos serie, apenas o campeão tem o direito de representar o estado na serie D do brasileiro.
Mais uma vez PARABÉNS...
Laerte de Menezes
Adm. FAIR PLAY Centro de Treinamento/SE
O meia contratado pelo Catuense Futebol S/A para jogar a Copa 2 de Julho edição 2012 - Sub 17, Juninho ex-Portugiues e Corinthians SP, dizem que joga igual ao Bobô.
ResponderExcluir