sexta-feira, 13 de julho de 2012

Vitória é o campeão da Copa 2 de Julho de 2012



Leonardo
A Copa 2 de Julho de futebol sub-17 foi criada em 2007, pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, para realizar uma competição de base de alto nível na Bahia, gerando a oportunidade do primeiro emprego para muitos jovens de todo o Estado. E o autor do primeiro gol da goleada de 5 a 2 do Vitória sobre o Cruzeiro, que garantiu o título do torneio para o rubro-negro, Leonardo, é um ótimo exemplo para comprovar que o objetivo está sendo alcançado. No ano passado, o camisa 9 do Vitória ganhou o prêmio de revelação da Copa, atuando pela seleção municipal de São Francisco do Conde. "Assim que acabou o último jogo da minha equipe na Copa do ano passado, o Vitória já me levou para lá. Cheguei há um ano e fui muito bem recebido, o Vitória já é minha paixão. Foi muito importante participar, mais uma vez, desta Copa que teve tanta importância para mim. E o melhor é que dessa vez fomos campeões. Ainda consegui fazer o primeiro gol", conta o atacante Leonardo, que fez cinco gols durante a competição.

Esta é a primeira vez que o título da competição fica com uma equipe baiana. Antes, nas outras cinco edições, o troféu foi para o Internacional, duas vezes, a seleção brasileira, também duas vezes, e o São Paulo. A goleada rubro-negra sobre o Cruzeiro coroou uma campanha impecável na competição. Foram nove triunfos em nove jogos, garantindo 100% de aproveitamento. O ataque também impressionou, marcando 41 gols, com uma média de 4,55 por partida.

O jogo – A decisão teve uma primeira etapa emocionante para a alegria do público presente que lotou o estádio municipal de Lauro de Freitas. Não tinha lugar para mais ninguém. Também não dava para respirar. Não pelo aperto, mas pelo ritmo alucinante da partida. Logo aos cinco minutos, o atacante Leonardo aproveitou cruzamento de Eudair, pela esquerda e cabeceou firme, com estilo, para abrir o placar. Não demorou muito e, aos 16 minutos, após boas chances desperdiçadas de ambos os lados, o zagueiro Bruno aproveitou falha do goleiro Luan, que deu rebote, e empurrou para o fundo das redes.

Apesar do domínio do jogo ser rubro-negro, o time mineiro sempre levava perigo quando partia para o ataque, principalmente com o atacante Judivan, pela direita. No entanto, aos 26 minutos, a zaga cruzeirense tentou afastar o perigo, a bola estourou em Michael e entrou. Mas não deu muito tempo para comemorar. Um minuto depois, Sávio arrancou pela direita, virou o jogo para a esquerda e encontrou Wesley, que, de fora da área, colocou, tirando do alcance do goleiro, fazendo um golaço.

No entanto, aos 31 minutos, para não ficar por baixo, o Vitória também fez um golaço. Alex Cruz, de letra, colocou o time baiano mais uma vez na frente do placar. E, dessa vez, definitivamente. No segundo tempo, o ritmo de jogo diminuiu, mas o ímpeto do ataque rubro-negro, não. Matheus fez o quarto gol e Michael marcou pela segunda vez na partida, fechando o placar em 5 a 2. O camisa 17 foi o artilheiro do time na competição, com 12 gols. Depois, foi só esperar o apito final e fazer a merecida festa do título.

Premiados – Mais uma vez bem em campo na decisão, o volante Welisson foi escolhido como o melhor jogador da competição. É a terceira vez consecutiva que um jogador da posição fica com o prêmio na Copa 2 de Julho. Em 2009, Rodrigo, da seleção brasileira, foi o premiado, e, no ano passado, foi a vez de Allan, do São Paulo.  O camisa 5 rubro-negro é um dos jogadores mais experientes do grupo e, inclusive, participou da Copa São Paulo, sub-18, neste ano.

Lourival
Welisson
A noite foi rubro-negra, mas havia espaço para a felicidade de um tricolor. Com 15 gols marcados, o atacante Lourival, do Bahia foi o artilheiro da Copa 2 de Julho. No ano passado, ele já havia feito 10 gols e sido um dos destaques do torneio. Esta é a terceira competição em 2012 que o camisa 11 termina como goleador. Antes, foi a Copa Rio e a Copa Metropolitana, também realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb. Já são 41 gols na temporada e 132 com a camisa do Bahia.

“A Copa 2 de Julho é uma das competições mais importantes do País e sempre há uma expectativa muito grande no Bahia por um título. Infelizmente, não conseguimos chegar à final desta vez, mas fizemos uma ótima campanha e consegui ser o artilheiro, mesmo não estando na final”, diz Lourival.

O torneio - A Copa 2 de Julho é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, com o apoio da Federação Baiana de Futebol, e dos municípios participantes, e busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico.

Além dos finalistas, Vitória e Cruzeiro, a sexta edição da Copa 2 de Julho contou com grandes atrações como as seleções do Brasil, Chile e de Angola, clubes estrangeiros, como Colo-Colo, do Chile, Nuevo Horizonte, da Bolívia, e The Villages, dos Estados Unidos, e outros grandes clubes do País, como Bahia, São Paulo, Santos, Palmeiras e Ceará.

Já participaram de outras edições do torneio, jogadores como: Wellington Nem e Juan, hoje na Seleção Brasileira principal, Lucas Piazon, do Chelsea, Dodô, na Roma, Wellington Silva, que pertence ao Arsenal, da Inglaterra, João Pedro e Victor Andrade, no Santos, Roberto Firmino, hoje no Hoffenheim, da Alemanha, Adryan, Muralha e Thomáz, do Flamengo, Saimon, do Grêmio, Ademilson, do São Paulo, Fillipe Souto, do Atlético Mineiro, além de Rafael Gladiador, do Bahia, e Romário, Léo e Mineiro, do Vitória.

Vitória 5x2 Cruzeiro – Michael (2), Leonardo, Matheus e Alex Cruz – Bruno e Wesley
Vitória: 1 Luan, 2 Serafim, 3 Wellington, 4 Vinícius e 6 Júnior; 5 Welisson, 7 Eudair, 8 Alex Cruz e 10 Matheus Pranke (15 Teodoro); 17 Michael e 9 Leonardo.
Cruzeiro: 12 Jordan, 13 Antônio, 3 Marlon, 4 Bruno e 6 Rafael Vioto; 5 Matheus Aprígio, 7 Arnould, 2 Sávio e 10 Matheus Santos; 11 Wesley (17 Marcelo) e 9 Judivan.

Confrontos a partir da segunda fase:
Oitavas-de-final (7/7)*:
São Paulo* 3x0 Nuevo Horizonte/Bolívia - Lauro de Freitas
Salvador* 0x2 Seleção Chilena - Lauro de Freitas
Cruzeiro/MG* 3x0 Conceição da Feira - São Francisco do Conde
Palmeiras* 1x2 São Francisco do Conde - São Francisco do Conde
Vitória* 4x1 Corinthians Alagoano – Camaçari
Esplanada* 1x4 Seleção Brasileira – Camaçari
Bahia* 9x0 Jacuipense - Mata de São João
Colo-Colo/Chile* 3x4 Santos – Catu
Quartas-de-final (8/7)**:
São Paulo** 5x3 Seleção Chilena - Lauro de Freitas
Cruzeiro** 1x1 São Francisco do Conde - São Francisco do Conde
Vitória** 2x0 Seleção Brasileira – Camaçari
Bahia** 0x0 Santos - Mata de São João
Semifinais (10/7)**:
São Paulo** 1x2 Cruzeiro - Lauro de Freitas
Vitória** 3x0 Bahia – Camaçari
Final (12/7)***:
Vitória 5x2 Cruzeiro
* Nas oitavas-de-final, as equipes que terminaram na primeira posição de seus grupos tiveram vantagem
**Nas quartas-de-final e nas semifinais, a equipe de melhor campanha na soma das fases anteriores jogou pelo empate para se classificar.
***Na final, não havia vantagem. Se houvesse empate, iria para a prorrogação e pênaltis



Leandro Silva – direto de Lauro de Freitas
Fotos:Paulo Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário