segunda-feira, 30 de julho de 2012

Baiano chega ao pódio duas vezes no final de semana e continua líder na GP2

O brasileiro Luiz Razia deu mais um passo importante para a conquista do título da principal divisão de acesso à Fórmula 1, a GP2. Largando na sexta posição, o baiano conquistou seu segundo pódio do fim de semana, com um terceiro lugar. E o melhor: à frente do principal rival na disputa, o italiano Davide Valsecchi, que fechou a prova em quarto. A vitória ficou com o mexicano Esteban Gutierrez, a terceira dele na temporada. O resultado fez o piloto se consolidar como o grande candidato a roubar a cena neste fim de temporada. Em terceiro lugar no campeonato, ele chegou a 150 pontos, e está a 39 de Valsecchi e a 46 de Razia, faltando três rodadas duplas.

Razia fez uma largada agressiva, conseguiu uma ultrapassagem por fora na primeira volta e mais tarde ainda superou o holandês Giedo van der Garde para subir ao pódio. Largando imediatamente atrás do baiano, Valsecchi também precisou escalar o pelotão para minimizar o prejuízo. Fazendo dois pontos a menos que o brasileiro, ele viu a vantagem subir de cinco para sete pontos. "Foi muito importante largar bem e fizemos isso. O momento que usei para passar Van der Garde foi crucial. Foi uma manobra boa, que ele não estava esperando. A partir daí, fiquei só controlando o pódio. Foi um grande fim de semana e uma forma boa de entrar no intervalo de agosto. Nove pódios em nove etapas é a prova de que estamos mostrando uma boa performance e uma consistência na temporada, o que é importante", analisou Razia após a 18ª prova da temporada, na qual ele já conquistou quatro vitórias.

A GP2 acompanha a pausa para as férias da Fórmula 1 no verão europeu e retorna às pistas na etapa da Bélgica, no início de setembro, no lendário circuito de Spa-Francorchamps. As outras rodadas restantes serão disputadas em Monza, na Itália, e no circuito de rua de Cingapura, na Ásia.

Veja como está o campeonato da GP2 a três rodadas duplas do fim da temporada:
1. Luiz Razia (BRA), 196 pontos
2. Davide Valsecchi (ITA), 189
3. Esteban Gutierrez (MEX), 150
4. James Calado (GBR), 132
5. Giedo van de Garde (HOL), 129
6. Max Chilton (GBR), 124
7. Fabio Leimer (SUI), 97
8. Johnny Cecotto (VEN), 80
9. Felipe Nasr (BRA), 69
10. Joylon Palmer (GBR), 62

Nenhum comentário:

Postar um comentário